segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Profundo Desejo dos Deuses (Kamigami no Fukaki Yokubo) 1968



Realizado em 1968 por Imamura, "O Profundo Desejo dos Deuses" é um filme que é parte drama etnológico, e parte comentário sócio-político.
A acção é passada na ilha fictícia de Kurage em Okinawa, a província mais quente e mais a sul do Japão. É uma área que foi notícia em 2010 depois da renúncia de primeiro-ministro Hatoyama Yukio do cargo, em parte por não cumprir a promessa de mudar a base militar dos EUA, impopular, e que está localizada naquela zona desde a guerra, para um local com uma população mais amigável. Esta zona continua a ser um destino popular de férias para turistas japoneses e foi o local chave para um filme perfeito de Takeshi Kitano sobre a yakuza, Sonatine. Mas nada disto nos irá preparar para a visão de Imamura sobre esta região.
O filme gira à volta da família Futori, e na altura em que os vamos encontrar já se isolaram socialmente de todos os outros na ilha. Nekichi está agarrado ao seu trabalho num poço aquoso que ele cava para deslocar uma rocha enorme que muitos acreditam ter sido lá depositada pelos deuses, como punição pelos seus actos anteriores, que incluem a pesca com dinamite e um caso de amor com a sua irmã Uma, agora a esposa do seu ex-companheiro Ryugen. O avô Yamamori está preocupado com o desejo de Nekichi para com Uma, que causou a ira dos deuses, mas como ele próprio engravidou a filha, não está realmente na posição de o aconselhar. O resultado dessa união foi a retardada Toriko, que se deita com todos, excepto o filho de Nekichi, Kametarô, o único membro são da familia.
A esta micro sociedade chega o engenheiro Kariya, um homem de família, natural de Tóquio, que chega mal preparado para lidar com as excentricidades do clã Futori, ou mesmo para o seu anfitrião Ryugen, cuja idéia de hospitalidade é pedir à sua esposa para dar ao seu visitante, um "bom tempo". Quando ele rejeita a mulher, a raiva de Ryugen com a esposa manifesta-se em violência física e violação. Depois de contratar Kametarô como assistente e tentá-lo com perspectivas de vida na cidade grande, Kariya é alvo de Toriko, que usa a resistência dele e tentando-o a abandonar o seu trabalho para viver uma vida primitiva e idílica com o clã Futori.
O filme tem quase três horas de duração, e está repleto de detalhes excêntricos e muitas vezes surreais, e é sustentado por uma série de preocupações temáticas, do fascínio de Imamura com o primitivismo ao efeito intrusivo e prejudicial ao desenvolvimento industrial, um tema que era querido a muitos realizadores nos anos 60 e, apesar da sua verdade essencial, desde então, passou para os domínios do cliché cinematográfico. Aqui o paraíso é imaculado muito antes do filme começar, os locais têm sido tentados a mudar das plantações de arroz para a agricultura da cana de açúcar, principalmente para servir uma fábrica construída pelos mais ricos que agora governam a economia da ilha. Kariya foi enviada para a construção de uma estrutura depois do seu antecessor ter parado de enviar notícias, e desaparecido.
O destino da ilha e da família Futori está ligado à religião e ao folcore da região. Os governantes da ilha foram capazes de construir a fábrica sem protesto local, porque eles eram considerados como deuses, a inundação que depositou a pedra gigante na terra Futori é vista como castigo divino para a imoralidade de Nekichi.
Como vamos então categorizar "O Profundo Desejo dos Deuses"? Como um drama antropológico que nos mostra os extremos de uma comunidade, e não o que podemos aceitar como representante da norma, algo que é apanhado de forma mais eficaz nos rituais locais, danças e canções, quer no comportamento da família Futori. Encontra falhas em todos os aspectos da celebração do primitivismo, enquanto a sua visão crítica da influência destrutiva de forasteiros constituem uma parte muito pequena do drama envolvente para ser o principal foco do filme. Mas é precisamente esta recusa a obedecer a um padrão único reconhecível de genérico ou de estilo que faz deste filme uma fascinante visão, como um filme com várias histórias sendo contadas simultaneamente em três línguas, incluindo uma da própria invenção do contador de histórias.
Legendas em inglês.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: