sexta-feira, 7 de abril de 2017

O Carrasco de Hitler (Hitler`s Madman) 1943

"O Carrasco de Hitler" (Hitler`s Madman) é o primeiro filme de Douglas Sirk realizado nos Estados Unidos. O cineasta já tinha uma sólida reputação no cinema europeu, com cerca de uma dezena de filmes por si dirigidos, mas tinha abandonado o seu país por motivos políticos, em particular pela facto da sua esposa ser judia. No entanto, ao contrário de Fritz Lang, que seguiu um percurso idêntico e que começou quase de imediato a dirigir filmes, Sirk não tinha o prestígio já alcançado pela realizador de Metropolis. Embora depois de ter saído da Alemanha em 1937 ainda tenha filmado na Suiça e na Holanda, só teve oportunidade de se estrear nos EUA em 1943. 
"O Carrasco de Hitler", poderia ser confundido com mais um filme de propaganda de guerra, a que muitos cineastas americanos aderiram, no desejo de mobilizar a população americana para o esforço de derrotar Hitler. No entanto, é muito mais do que isso. O filme baseia-se em factos reais acontecidos pouco tempo antes: o assassinato do principal responsável alemão na Checoslováquia ocupada pelos nazis, por força de um atentado da resistência contra a ocupação e o massacre ocorrido da pequena aldeia de Lidice (a trinta quilómetros de Praga) com o fuzilamento de todos os homens com mais de 16 anos, a deportação de todas as mulheres, o internamento compulsivo de todas as crianças em reformatórios e o incêndio subsequente da aldeia que ficou praticamente reduzida a cinzas. Como se tornaria habitual nos seus filmes posteriores, existem vários níveis de leitura do filme. Se por um lado, ressalta de imediato um filme de agitação e propaganda, mostrando a arbitrariedade e a bestialidade das forças ocupantes nazis, por outro, permite uma análise mais profunda sobre as formas de resistir aos ocupantes. Essas possibilidades discutem-se numa reunião clandestina em que face à ousadia de um exilado em Inglaterra que é lançado sobre a aldeia em pára-quedas, se opõe uma espécie de resistência pacífica com medo de retaliação das tropas nazis. Progressivamente, vamos assistindo a uma maior vontade de intervenção da resistência directamente proporcional ao aumento do terror e da arbitrariedade por parte das forças invasoras. É neste contexto que surge outra ideia sempre forte nos filmes posteriores de Sirk: a metamorfose de pensamentos e comportamentos das personagens principais, cujas posições se transformam em função da alteração das situações em que vivem. Neste caso a de Jan Hanka (desempenhado pelo veterano actor Ralph Morgan) que é o homem mais rico da aldeia e que defende uma espécie de não beligerância com os alemães, que por muitos é entendido como uma espécie de colaboração passiva com os ocupantes, o que lhe granjeia uma certa simpatia junto destes. Será a persistência da sua filha e o acumular de barbaridades que o fará evoluir gradualmente para uma oposição mais consequente à ocupação. Embora haja algum simplismo no argumento, muito típico deste tipo de filmes, O Carrasco de Hitler vai muito para além de uma simples retórica primária anti-nazi. O facto do filme não ter um happy end, algo que pouco comum na época, reforça a ideia de credibilidade ajudada por uma realização discreta e eficaz, (que em certos aspectos apresenta os factos de forma particularmente crua e sem qualquer subtileza), longe ainda do virtuosismo posterior de que Sirk daria tantas provas. 
Não é um dos seus melhores filmes, mas está longe de ser uma mera curiosidade. Se as questões sociais e políticas estiveram quase sempre presentes nos seus filmes, ainda que muitas vezes de forma oblíqua, aqui, face à natureza do tema, surgem de forma explícita. É preciso juntar toda a gente para combater a praga que se abateu sobre o seu país natal e que se espalhou pelo mundo. Este é o principal mérito de "O Carrasco de Hitler". 
*Texto de Jorge Saraiva.

Link
Imdb

Sem comentários: