segunda-feira, 8 de maio de 2017

Noriko's Dinner Table (Noriko no Shokutaku) 2005

Noriko é uma jovem de 17 anos que se sente infeliz com a família, e que procura refúgio num site frequentado por jovens da sua  idade, de todo o Japão. Pela primeira vez na vida, Noriko sente que alguém a compreende e simpatiza com ela, decidindo assim fugir de casa e partir para Tóquio. Lá, Noriko e Kumiko, outra jovem do site, tornam-se membros de uma corporação que se especializa em oferecer a ilusão de uma família, a todos que não a têm...
Sion Sono a explorar o universo do vazio interior, neste "Noriko's Dinner Table". É uma sequela não oficial de "Suicide Club", apesar de ser perfeitamente visionável sem o conhecimento do último, já que apenas partilha com ele a questão da identidade assim como o sentido e o absurdo da vida, e também algumas referências transversais. A linha cronológica deste filme começa antes de "Suicide Club", parece abranger totalmente esse filme embora só toque nele em pequenos detalhes (como o suicídio em massa, ou o site haikyo.com). Através dos seus quatro personagens principais (a cada um é dado um capítulo próprio), o filme explora a natureza do individuo, perdendo a inocência, as armadilhas da expectativa da família, da sociedade, e do próprio sentido da vida. 
O filme é inerentemente objectivo, uma vez que estamos a olhar para algo que está ali. As narrativas múltiplas têm o efeito de insistir ou lembrar-nos que tudo é filtrado através da memória e percepção (ou talvez mentiras) do seu narrador. Também cria o seu próprio efeito claustrofóbico, uma vez que os seus personagens estão presos na sua própria subjectividade.
Apesar de ser muito bem realizado, sofre de um argumento complicado, bem como uma duração considerável (160 minutos), com ambos a deixarem claro o seu orçamento reduzido. Legendado em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: