segunda-feira, 12 de junho de 2017

Bill the Galactic Hero (Bill the Galactic Hero) 2014

Billy é um entregador de pizzas num planeta distante que tropeça numa unidade de recrutamento para as tropas espaciais, e é enganado a se inscrever com o uso de drogas. A bordo de uma nave estelar vai envolver-se numa guerra contra seres com a aparência de lagartos. 
"Billy the Galactic Hero" é baseado num livro satírico de ficção científica escrito em 1965 por Harry Harrison, que foi escrito como contrapeso para um outro livro neo-fascista de 1960 chamado "Starship Troopers" de Robert A Heinlein, também ele passado para o cinema em 1997, pelas mãos do holandês Paul Verhoeven, filme esse que também satirizou bastante a sua fonte e as suas tendências militaristas. É uma comédia de ficção científica passada nos confins da nossa galáxia, com os humanos a travarem uma guerra contra uma espécie alienígena reptiliana conhecida como Chingers. Cox revelou que estava a trabalhar com o autor do livro na organização do filme, quando este morreu.
Cox já vinha a planear fazer uma versão deste livro desde há muitos anos, meados dos anos oitenta, quando ainda era uma grande esperança de Hollywood graças ao sucesso de "Repo Man", embora não tivesse conseguido obter financiamento na altura. A partir de 2012 aceitou um trabalho a dar aulas na Universidade do Colorado, em Boulder, e foi este o meio improvável que conseguiu para fazer "Bill the Galactic Hero". Através de crowdfunding on Kickstarter conseguiu um orçamento de 114 mil dólares, e junto com os estudantes da universidade onde leccionava começaram a produzir o filme, com alguns deles a receberem honras de co-realização. Desta forma "Bill The Galactic Hero" foi considerado o maior filme de estudantes jamais feito, graças ao orçamento conseguido. 
É difícil falar desta adaptação de "Bill The Galactic Hero" sem nos sentirmos na obrigação de preparar os espectadores para o que aí vem. É essencialmente uma longa metragem sem grande escala ou ambição, um projecto sem fins lucrativos construido para ser colocado online gratuitamente. E qual seria o aluno de cinema que não gostaria de fazer um filme com Alex Cox?
Filme sem legendas.

Link
Imdb

Sem comentários: