quinta-feira, 15 de junho de 2017

Da Trácia à Capadócia, uma viagem pelo cinema turco

Quando em 1982 "Yol" de Yilmaz Güney conquistou a Palma de Ouro no festival de Cannes o cinema turco entrou para a vanguarda internacional. Este reconhecimento, e a classificação de "Yol" como um filme "turco" (feito por um cineasta turco e curdo) sublinham o desafio primordial de definir e categorizar um cinema nacional. Investigadores, estudantes, e as suas pesquisas reflectiram essas interrogações. Estudos contemporâneos abordaram a evolução do cinema turco a partir da representação do desejo do estado de unificar uma república recem-formada (1923) através da idade de Ouro do cinema de entretenimento (Yesilçam), e continuando com o contemporâneo Novo Cinema Turco, reflectindo sobre  o traumático passado social, político e cultural de uma nação.
Através deste recente movimento de filmes e o seu reconhecimento global surgiu uma nova geração de estudiosos do cinema turco. É uma geração com rigor académico, coragem e compromisso de reexaminar a relação do cinema turco com o passado de uma nação e a relação do "novo cinema" com a evolução actual das perspectivas políticas e sociais da sociedade turca contra o poder do estado.
Este ciclo que hoje se inicia, não pretende ser um "o melhor de " do cinema turco. Pretende, tal como o título indica, que seja feita uma viagem, sem preconceitos nem obrigações, pelo passado e pelo presente do cinema daquele país, numa tentativa, tal como o fizeram os estudiosos que referi anteriormente, de recuperar e divulgar o cinema daquele país, principalmente pelos lugares mais escondidos e com menos visibilidade. Viagem esta que começará nos anos sessenta, com um filme premiado, e acabará já no século 21, com outro filme premiado.


 Este ciclo tem um programador muito especial, especialista em cinema turco. Nuno Simões, fotógrafo de paixão, seguidor do My One/Two Thousand Movies já há alguns anos. Podem seguir o seu trabalho, aqui.
No sábado será publicado o primeiro filme, com o ciclo a ter um total de 20. 

Sem comentários: