segunda-feira, 26 de junho de 2017

On Fertile Lands (Bereketli Topraklar Üzerinde) 1980

Bereketli Topraklar Üzerinde / On Fertile Lands (1979) é baseado numa obra de realismo social de Orhan Kemal, sobre a difícil situação dos camponeses pobres no final da década de 40, na Turquia do pós-Segunda Guerra Mundial, que não teve a sorte de passar pela revolução industrial nem pelas reformas agrárias. Apoiando o dialect0 Marxista, o filme concentra-se em Ali, Yusuf and Hasan (ecoando Tom, Jim e Muley de "Grapes of Wrath", 1940, de John Ford, que teve uma forte influência no realizador, Erden Kiral), três amigos que desejam melhorar o seu status social e económico trabalhando na cidade, mas enfrentando para isso muitas dificuldades.
As primeiras sequências, usando câmara ao ombro, mostram trabalhadores temporários desesperados, homens com poucos dentes e crianças empobrecidas, são pessoas invisíveis que olham directamente para a câmara evocando Walker Evans (1903–75), que expôs a pobreza rural no sul do Alabama durante a grande depressão (no filme "Agee and Evans", 1939). A câmara passa sobre as tendas esfarrapadas, mas discretamente fica afastada, enquanto o narrador nos informa que a terra de Çukurova é fértil, e as suas pessoas são pacientes. Mesmo que eles morram há sempre o outro mundo. Devemos sempre comparar-nos com os que estão por baixo, e não com os que estão acima, e ficar gratos, como disseram os profetas. Esta é a verdade nua, apresentada como uma verdade objectiva sem perder a complexidade literária e a beleza poética do livro de Kemal. Consciente da improbabilidade de narrar tanta pobreza com formas tradicionais e sentir a agonia do intruso, Kiral procura uma nova linguagem cinematográfica que levante a consciência, preservando a liberdade dos trabalhadores, negada pelo sistema. Os méritos artísticos de Kıral levam o filme para além do tratado político criando personagens tridimensionais e complexas com necessidades básicas, comida, sono, sexo, e até mesmo amor. A vida humana é reduzida à sobrevivência física. 
O filme manteve a sua contemporaneidade ao longo de décadas recebendo o prémio de melhor filmes no Antalya Golden Orange Film Festival, em 1981, mas o prémio foi-lhe retirado devido à pressão do governo militar e Kiral foi compensado com o prémio de melhor realizador, que ele recusou receber. O filme foi depois banido, e os negativos ficaram perdidos. Foram descobertos 28 anos depois num armazém na Suiça, e o filme foi restaurado pela  Groupama Film Foundation, em França, para voltar a ser mostrado no Istanbul International Film Festival, em 2008.
A versão que podem tirar aqui do blog tem uma qualidade péssima, mas é mesmo assim e a única disponível com legendas em inglês. Para vê-la com as legendas terão de usar o programa VCL. Existe uma versão no youtube com uma qualidade muito boa, mas não tem legendas. É o que se pode arranjar, o filme é muito raro.

Link
Imdb

Sem comentários: