sábado, 12 de agosto de 2017

Appleseed (Appurushîdo) 2004

Em 2131, com grande parte da terra destruida e umas poucas cidades remanecentes, onde a humanidade vive junto com uma raça de humanos artificiais chamados "Bioroids" ("Biologic Androids", Androides biológicos), e também com muitas pessoas que devido à guerra, perderam partes do seus corpo que foram resconstituidos, e que com a ajuda da técnologia são agora cyborgs. Deunan Knute foi um soldado nos campos de batalha durante toda a sua vida. Quando a guerra mundial termina, ela é transportada para a cidade de Olympus para viver pacificamente, e descobre, num esforço para proteger a raça humana de futuras guerras, que os humanos criam novas armas.
Uma história complicada com ecos de "Blade Runner", de Ridley Scott, coloca o homem contra a máquina.  "Appleseed", na sua edição de Mangá, foi criado no final da década de oitenta por Masamune Shirow, que também criou "Ghost in the Shell", e foi um estrondoso sucesso no universo destas publicações. Foram precisos mais de dez anos para que alguém resolvesse pegar na história e passá-la para o cinema, e isso viria a acontecer finalmente por Shinji Aramaki, um nome que já era conhecido no campo da animação, mas que se lançava aqui no campo das longas metragens.
O filme utiliza uma tecnologia 3D muito semelhante a Cel Shading (conjunto de técnicas que levam o 3D a parecer 2D, muito usado em jogos de vídeo), e tudo isto impressiona só por observar a sua qualidade gráfica. No entanto, toda esta qualidade visual acaba por interferir no resultado final do argumento, um bocado confuso, distraindo para o objectivo de Aramaki. Ainda assim é um filme a descobrir. 

Link
Imdb

Sem comentários: