domingo, 20 de agosto de 2017

Martin (Martin) 1976

George A. Romero faz dos filmes de vampiros o que ele já tinha feito dos zombies - um tratamento intenso e realista, que segue as aventuras de Martin, que afirma ter 84 anos, e que certamente bebe sangue humano. O rapaz chega a Pittsburg para ficar com o tio, que promete salvar a alma de Martin e destruí-lo, mas a solidão de Martin irá encontrar outros meios de sobrevivência.
Pode parecer irónico, mas ao mesmo tempo típico do grande cinema independente, que um dos mais inteligentes e revisionistas filmes de vampiros modernos pode não ser um filme de vampiros, de todo. É uma pergunta que tem pairado sobre "Martin" desde o seu lançamento, e é fundamental para a narrativa - será Martin Madahas um vampiro de 84 anos de idade, ou uma criança confusa com tendências psicóticas? De qualquer modo, Martin é genuinamente um grande filme de vampiros, que reconheçe e compreende as convenções genéricas e ainda as transforma. Mesmo que tenhamos apenas um relacionamento parcial com o terror, estamos cientes do trabalho do realizador George A Romero. Feito pouco antes de um dos seus sucessos mais influentes, " Dawn of the Dead", "Martin" foi durante algum tempo o mais falado, mas menos visto, filme de Romero, a condição perfeita para o nascimento de um culto, e aquele cujo crescimento tem acompanhado um enorme número de seguidores, além de uma apreciação crítica do horror como um veículo para o comentário social. 
Muito mais do que um dos filmes dos tempos de mudança, Martin foi o primeiro filme de vampiros a agitar completamente as origens do folclore do género e das sombras da novela que efectivamente moldaram os primeiros 50 anos de cinema vampiresco. Reconheceu a natureza inconstante, tanto do público de terror como os medos da sociedade em que vivem, um pós-Charles Manson, pós-Ed Gein em que as pessoas podiam ser mortas sem nenhum motivo, por alguém que morava na mesma rua. Isso é algo reconhecido até mesmo no título do filme. Como Drácula, o mais famoso conto de vampiros de todos, o nome do vampiro é o nome do filme, mas enquanto "Drácula" invoca um sentido de exotismo, o misterioso, o estrangeiro (apropriado para uma época em que as viagens internacionais para a província era para as classes superiores, e quando tudo o que era estrangeiro era considerado tanto com admiração, como suspeita), Martin era deliberadamente um nome comum, um nome como todos os outros, sem quaisquer conotações específicas. 
O desenvolvimento do género de vampiros viu o vampiro deslocar-se constantemente no local e na classe, movendo-se para mais perto da casa das pessoas e descendo na hierarquia social, como o passar dos anos. No Drácula da Universal o vampiro era, como no romance de Bram Stoker, um nobre de terras distantes, uma figura de riqueza e poder sobrenatural com três mulheres à sua disposição. Até ao momento em que a Hammer entregou o seu espírito. Na adaptação de 1958, o vampiro era um conde apenas de nome, vivendo mais como um senhor. Mas Martin trouxe o vampiro para a nossa porta e despojado de nobreza, um rapaz comum que mora num quarto vago na casa do seu primo. Ele não tem noiva, nem namorada, e ao contrário do vampiro sexualmente potente dos filmes do passado, ele realmente tem medo das mulheres e do sexo. Martin é o lado menino, um rapaz solitário e taciturno, o tipo de solitário que a CIA provavelmente prenderia como sendo um potencial terrorista. Ele é, naturalmente, um produto da sua família e do meio ambiente - toda a vida lhe foi dito que ele é mau, e agora acredita e age em conformidade, uma profecia auto-realizável se quisermos...

Link
Imdb

Sem comentários: