sexta-feira, 9 de março de 2018

A Noite da Metamorfose (Izbavitelj) 1976

Um pobre escritor descobre que uma espécie de ratos se uniu para substituir os seres humanos por duplos da sua espécie, numa história que faz lembrar a peça de Eugene Ionesco, Rhinoceros, ou a conspiração oculta das plantas em The Invasion of the Body Snatchers.
A história desta película é baseada num livro do escritor soviético Alexander Greene.Obra-prima do cinema Jugoslavo. Existe uma atmosfera de medo e paranóia na sociedade onde ninguém consegue saber quem é humano e quem é o homem-rato permanentemente substituindo um humano.A conspiração de ratos sedentos de poder chega a todas as partes da sociedade para que realmente não se possa confiar em ninguém. O actor Ivica Vidovic faz um óptimo trabalho como Ivan Gajski – um escritor faminto (Vidovic desempenhou muitas vezes artistas incompreendidos) que procura um lugar para dormir no prédio abandonado do banco central e, de seguida, descobre tudo sobre os planos dos ratos e começa a agir contra eles. “Izbavitelj” é, obviamente, influenciado pelo “Invasion of the Body Snatchers”, mas na realidade parece-se mais com “They Live”, de John Carpenter. A diferença é que “They Live” é uma crítica mordaz ao consumismo e “Izbavitelj” é uma crítica ao totalitarismo.
A grande particularidade desde filme, quase desconhecido, é que ganhou a primeira edição do Fantasporto, em 1982, e logo num ano que tinha adversários de peso, como “Arrebato”, de Iván Zulueta ou “Eraserhead” de David Lynch.É muito difícil de ser visto.
Esta versão foi gravada de um canal de televisão, e tem legendas em inglês.

Link
Imdb

2 comentários:

Anónimo disse...

Andava a procura de este filme já há algum tempo, o DVD esta a preços completamente absurdos, ainda tens que me dizer qual é a tua fonte para estes filmes mais obscuros :)

My One Thousand Movies disse...

Encontro-os por aí, pela internet :)
interessa é que eles passem aqui.