quarta-feira, 2 de maio de 2018

Pelos Pergaminhos do Cinema Português

O Cinema Português nunca teve um caminho fácil, desde os tempos mais primórdios até à actualidade. Nunca houve muito dinheiro para fazer filmes, e infelizmente também nunca houve muito público para os ver, porque não é respeitado pela grande maioria da nossa população, embora seja muito reconhecido fora de portas.
Ao longo dos quase dez anos dos Thousand Movies (One e Two) o cinema português sempre um cantinho muito especial. Foram partilhados mais de 300 filmes portugueses, e vários foram lançados aqui pela primeira vez na internet, não por serem novinhos e acabadinhos de saír, mas porque eram documentos de visão obrigatória, não só para a nossa população mas também para o mundo inteiro..
No ciclo que hoje começa, e que se prolongará até ao final do mês (com 25 filmes), iremos visitar uma época fulcral nesta filmografia: a que vai desde meados dos anos 80, até ao início do século 21. Foi uma época bastante criativa, em que o cinema português andou claramente aos solavancos. Muitos filmes estreavam, e pouco depois desapareciam do mapa, como se tivessem deixado de existir.
Estes 25 filmes, foram escolhidos livremente, e incluem algumas dessas raridades que desapareceram da circulação pelas mais variadas razões. Alguns deles, pelo menos quatro, até poderão ser revistos pela primeira vez neste ciclo.
Até amanhã, e bons filmes.

Sem comentários: